Compromisso com o futuro, é compromisso com a natureza!

A Fazenda Talisman possui uma Área de Preservação de 39%, entre reserva legal, áreas de preservação permanente e reserva particular.

Considerando áreas especialmente protegidas como instrumento de relevante interesse ambiental, que integram o desenvolvimento sustentável, objetivo das presentes e futuras gerações e considerando preservar os recursos hí­dricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar da população humana, a Fazenda Talisman se preocupa com a preservação destes.

Com outros 57% de sua área de reflorestamento, a Fazenda Talisman proporciona excelentes corredores verdes para passagem de animais silvestres entre as áreas protegidas. Além disso, a caça e pesca na fazenda são terminantemente proibida. Com isso, proporcionamos excelentes condições para a vida silvestre. 

Já foi relatado presença de aves silvestres, como siriemas, garças, suindaras, tucanos, jaçanãs, maritacas entre outros e mamí­feros silvestres, como cachorros-do-mato, esquilos, lontras, macacos, ouriços, pacas, sagüis, veados, tatus, lebres entre outros.

No dia 09 de junho de 2007, confirmamos através de rastros a presença de onça-parda (Puma concolor). Além disso, a onça foi vista, assim como novos rastros, por um segurança noturno de uma fazenda vizinha de cerca. No dia 24 de junho, foram encontradas novas pegadas de onça-parda em duas áreas diferentes da Fazenda, assim como outras pegadas de predadores silvestres como jaguatirica. Em julho de 2010 foi avistado novamente onça-parda dentro da Fazenda Talisman. A mesma encontrava-se a menos de 1,5km das pastagens de ovinos. Durante os anos seguintes a presença de onças-pardas foram relatadas, tendo sido avistado exemplares e pegadas. 

O convivio harmonioso de ovinos - onças são possí­vel graças a eficiência dos cães Pastores Maremano Abruzês.  

Em 2012 foi avistado pela primeira vez o lobo-guará, animal em extinção, em frente a uma residência da fazenda. Já havia sido visualizado pegadas desta espécie, porém nunca a visualização.

O que mais nos alegra é a possibilidade de um perfeito e harmônico equilí­brio entre agropecuária intensificada e a preservação do meio ambiente! Pegadas de onças-parda foram encontradas a menos de 1km do setor de ovinos da fazenda. Mesmo assim, nunca tivemos um ataque ao nosso rebanho. Muito provavelmente, pela eficiência dos cães Pastor Maremano Abruzês, que com nobreza protegem o rebanho. Provavelmente também por oferecermos um bioma preservado, com presença de presas selvagens.

Topo