As Excepcionais Características do White Dorper

Todas as características citadas abaixo já foram alcançadas, fixadas e constantemente melhoradas nos últimos 60 anos através de criteriosa e intensa seleção. Devemos nos preocupar agora em não perder estas excelentes qualidades. A Fazenda Talisman seleciona seus animais através de DEP e Índices de Seleção buscando sempre melhorar as características desejadas da raça.

 

Fertilidade:

São animais de alta prolificidade e a seleção deve sempre ser realizada a partir de animais de fácil reprodução e alta prolificidade (fêmeas fáceis de emprenhar e que param preferencialmente gêmeos ou até mais). As fêmeas ciclam o ano toda e já podem ser inseminadas ou cobertas entre 30 a 50 dias após parirem.

 

Qualidade de carne:

O ganho de peso, rendimento de carcaça e qualidade da carne do Dorper são mundialmente conhecidos. Esta raça, em condições brasileiras, consegue proporcionar cordeiros com 35kg antes do desmame com 90 dias de vida, sendo criados exclusivamente a pasto com creep feeding. Consegue-se ainda de 50 a 57% de rendimento de carcaça em animais puros e entre 48 e 52% de rendimento de carcaça em cruzados.

 

Adaptabilidade:

É uma raça de manejo a pasto, produzindo carne e cordeiros em manejo de baixo custo. A Fazenda Talisman cria seus animais 100% do tempo em pastagens.

 

Rusticidade:

Mantendo boa condição corporal mesmo sob condições adversas como calor e frio intenso, muita chuva ou prolongada seca. Desde as condições mais secas (áridas), passando por condições de frio intenso até as condições de muita chuva, o dorper é capaz de resistir, mantendo boa saúde, boa condição corporal e produzindo cordeiros e carne.

 

Utilização de pastagens nativas:

O dorper é capaz de comer qualquer coisa, podendo ser criado em pastagens de braquiárias ou pastagens nativas. O dorper sobriverá em anos bons de chuva ou anos de seca.

 

Ótimas qualidades maternas:

As ovelhas parem facilmente à pasto, cuidando muito bem de seus filhos, mesmo em partos duplos e triplos. Não abandonam facilmente os filhotes, podendo ser manejadas no curral após a parição. A taxa de mortalidade do dorper é também muito baixa.

 

Excepcional libido dos carneiros:

Os reprodutores possuem excepcional libido e qualidade de sêmen, saltando facilmente e com baixo número de ovelhas falhas.

 

Qualidade da pele / couro:

A pele do dorper é mundialmente conhecida pela sua excepcional qualidade e classificada por muitas empresas internacionais como o melhor couro de ovinos do Mundo. Possuem pele extremamente resistente e ao mesmo tempo macia, sendo utilizada na produção de luvas e vestuários de couro confortáveis e também utilizados como revestimento de banco de automóveis, entre outros.

 

* Texto escrito pelo Médico Veterinário PEDRO NACIB JORGE NETO exclusivamente para a FAZENDA TALISMAN. Reprodução proibida sem autorização.

Topo